terça-feira, 22 de setembro de 2015

Lançamento do Grupo de Estudos Feministas e de Gênero será com provocações, filme e livro

Em 30 de setembro de 2015, 18 horas, no Clube de Cultura. Provocações teóricas, com Maria José de Oliveira Araújo. Lançamento do filme “O que há de errado com ela?”, de Mirela Kruel e do livro “Saúde mental e gênero, novas abordagens para uma linha de cuidado” organizada pelo Coletivo Feminino Plural.

Caraterística do feminismo contemporâneo, a articulação entre teoria e prática política instiga permanentemente à reflexão e debate sobre a pertinência das ideias. A diversificação dos enfoques feministas e de gênero nas últimas décadas demonstra a capacidade de auto renovar-se e ampliar o seu espectro. Esse fenômeno desafia à busca de abordagens e nuances no pensamento e na ação, à produção teórica e política, formas de organização, de expressão pública, de linguagens e estratégias. Uma vasta produção enriquece o pensamento atual, em teses, livros, discursos e outras formas de apresentação não usuais.
É na perspectiva de provocar o debate que o Coletivo Feminino Plural propõe a constituição de um Grupo de Estudos Feministas e de Gênero, destinado a reunir mensalmente, além de suas filiadas, pessoas motivadas a discutir e aprofundar a compreensão sobre os diversos olhares em torno de temas instigantes, tais como: Feminismo, Gênero, Patriarcado, Sexualidade, Aborto, Autonomia, Racismo, Corpo, Ciência, Poder, Diversidade, Política, Trabalho, Cultura, Religião, Comunicação.

Primeiro encontro do grupo

O primeiro encontro para a apresentação da proposta do Grupo de Estudos Feminino Plural ocorrerá em 30 de Setembro, às 17 horas, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim) com a participação da médica baiana Maria José de Oliveira Araújo (Sorbonne) e da Rede Nacional Feminista de Saúde - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e que integra a rede Doctors For Choice (Médicos/as pelo direito de decidir). Nesta mesma noite, será lançada a publicação “Saúde mental e gênero, novas abordagens para uma linha de cuidado” organizada pelas integrantes do Coletivo Feminino Plural (Telia Negrão, Regina Vargas e Leina Peres Rodrigues) e o filme “O que há de errado com ela?”, dirigido por Mirela Kruel e protagonizado pela atriz Janaína Kremer. Ambas as peças compõem o Projeto Girassóis – Gênero e Saúde Mental, que tem o patrocínio da Secretaria de Políticas para a Mulher da Presidência da República.
A partir do mês de outubro, o Grupo se reunirá mensalmente para discutir textos previamente selecionados que integram o Acervo Feminista Enid Backes, uma parceria com a Fundação Luterana de Diaconia, e do Ponto de Cultura feminista Corpo Arte e Expressão, parceria com Sedac/RS. Contará com a facilitação de pessoas que se ocupam de aprofundar olhares sobre palavras chave para as mulheres e o feminismo. Temas que provocam, instigam, irritam, iluminam e abrem caminhos do pensamento contemporâneo.

O QUÊ: LANÇAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS FEMININO PLURAL
QUANDO: 30 de setembro de 2015 – 17 horas
LOCAL: Clube de Cultura – Rua Ramiro Barcelos, 1853 - Bom Fim
PROGRAMAÇÃO: Provocações teóricas, com Maria José Oliveira Araújo e troca de ideias, lançamento de livro “Saúde mental e gênero, novas abordagens para uma linha de cuidado”e apresentação do filme “O que há de errado com ela?”.
ENTRADA FRANCA


Coletivo Feminino Plural é uma organização feminista de Porto Alegre fundada em 1996. Orienta-se pela defesa dos direitos humanos e da cidadania de mulheres e meninas. Atua por meio de ativismo político, projetos e ações de empoderamento pessoal e político das mulheres. É apoiada por inúmeras instituições, entre as quais a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Fundação Luterana de Diaconia, Poder Judiciário, Secretarias de Saúde e da Cultura do RS. Mantém parceria com a Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Fórum de Entidades Ongs Aids do RS, Fórum de Mulheres do RS e de Porto Alegre, Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Mulher e Gênero da UFRGS, Núcleo de Gênero e Violência da PUCRS, Núcleo de Gênero e Religião das Faculdades EST, Biotecjus/Unisinos, entre outros espaços de produção de conhecimento. A entidade coordena o Consórcio Nacional de Redes e Organizações para o Monitoramento da Convenção Cedaw e participa de campanhas nacionais e internacionais de enfrentamento à violência de gênero.

Desenvolve atualmente os seguintes projetos:
Girassóis- Saúde Mental e Gênero – propõe uma linha de cuidado em saúde mental para as mulheres com a perspectiva de gênero (SPM/PR)
Conexões – estratégias integradas de enfrentamento à Aids e Violência de Gênero(SES/RS) Capacitação de agentes GOV e NGOV (saúde) intersecção Violência  contra as mulheres e Aids em três municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Porto Alegre, Canoas e Viamão)
Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte e Expressão – Projeto em rede que visa desenvolver ações culturais, com a valorização das expressões afrodescendentes, de jovens mulheres, nas linguagens do hip-hop, literatura, teatro, artes visuais e ativismo digital (Sedac/RS e MINC)
Escola Lilás de Direitos Humanos – ação educativa e criativa de adolescentes, do Bairro Restinga, em direitos e cidadania (Vara de Execuções Penais, Fórum de Porto Alegre)
Acervo Feminista Enid Backes – Organização e disponibilização ao público de acervo especializado em gênero e feminismo (Fundação Luterana de Diaconia).
Centro de Referência para Mulheres Vitimas de Violência Patrícia Esber – Implantação e coordenação do serviço desde 2011 – (Prefeitura Municipal de Canoas/RS).
Qualificar e Sistematizar Informações do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Patrícia Esber (CRM) da cidade de Canoas /RS – (Vara de Execuções Penais do Fórum de Canoas).
Avaliação e gestão de risco como ferramenta para o enfrentamento à VCM Canoas/RS - Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Patrícia Esber (CRM) da cidade de Canoas /RS – (Vara de Execuções Penais do Fórum de Canoas).
Impulsiona e apoia Inclusivass – Grupo de Mulheres com Deficiência – apoio ao trabalho com perspectiva de gênero de mulheres atuantes em diversas organizações e autônomas.

GRUPO DE ESTUDOS FEMINISTAS FEMININO PLURAL – RESUMO EXECUTIVO

Na perspectiva de introduzir e aprofundar questionamentos sobre os diversos temas que envolvem as teses feministas, a ONG Coletivo Feminino Plural, que completa 20 anos de existência em 2016, propõe a constituição de um Grupo de Estudos Feministas e de Gênero de caráter permanente.
Planejado para acontecer mensalmente, deve reunir, além de suas filiadas, pessoas motivadas a discutir e ampliar a compreensão sobre as diversas abordagens teóricas de temas que compõem o ideário feminista, tais como: Feminismos, Gênero, Patriarcado, Sexualidade, Aborto, Autonomia, Racismo, Corpo, Ciência, Poder, Diversidade, Política, Trabalho, Cultura, Arte, Religião, Comunicação, entre outros. 
Quanto à Metodologia, devem constituir-se dois grupos de estudo – Estudos de Gênero - fundamentos e perspectivas teóricas; e Feminismos – trajetória histórica e ação político-social [proposta]– com temas e autoras selecionadas, leituras de textos, sessões de filmes e outras estratégias que provoquem processos dialógicos. A ideia é ofertar para pessoas que desejam aprofundar e debater perspectivas teóricas sobre estudos de gênero um ambiente propício para trocas de saberes; e para aquelas que desejam introduzir-se aos fundamentos e trajetórias dos feminismos a oportunidade de aceder aos seus fundamentos e implicações no ativismo político e mudança social.
Após o lançamento do Grupo de Estudos, serão abertas inscrições para constituição da(s) turma(s), que deverão seguir um percurso previamente discutido e pactuado. Poderão ocorrer oficinas para introdução à Bibliografia Feminista e de Gênero, atividade vinculada ao Acervo Feminista Enid Backes, que se encontra em processo de organização, ação em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia. Outras atividades poderão envolver outros grupos de estudos e pesquisas vinculados a ONGs e Universidades, bem como com o Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte e Expressão. Será criada uma plataforma para acesso a textos e outros materiais de estudo.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, e ocorrerá na sede do Coletivo Feminino Plural, na Rua Andrade Neves, 159, 8º andar.

Informações: 51 32215298
Sede social: Rua Andrade Neves, 159- cjs 84 e 85 – Porto Alegre/RS

Email: coletivofemininoplural@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário